Desde o início de 2020, a pandemia fez as pessoas do mundo inteiro começarem a notar melhor o ambiente onde vivem. As pessoas perceberam que o ambiente onde estão inseridas influencia diretamente no humor e no modo de levar a vida.
Graças a isso, a preocupação com uma decoração que corresponda certas tendências, com cores que representam certos sentimentos, com móveis cujo design demonstram qualidades específicas, enfim, a preocupação com uma decoração “que faça sentido” cresceu muito.
Por isso, trouxemos este artigo, para você compreender quais são as características das tendências decorativas para 2022 e, é claro, começar a incorporar aquela que estiver mais alinhada aos seus desejos.
Você vai passar pelos seguintes estilos de decoração:
-
Ambiente rústico e moderno;
-
Conceito aberto;
-
Comfy;
-
Elementos naturais;
-
Minimalismo;
-
Composição de escritório.
Aproveite a leitura!
Ambiente rústico e moderno
Com o contato intenso com o concreto, cimento e prédios revestidos de vidro, as pessoas começam a buscar composições que lembram a natureza para dentro de suas moradias. Isso explica por que a rusticidade entrou muito em alta nos últimos anos.
Um ambiente rústico é composto principalmente por madeira tratada (geralmente somente com verniz), pedras (ou revestimentos que imitam a pedra) e, por fim, plantas de todos os tipos.
Geralmente, esse tipo de ambiente era mais utilizado para casas de campo, chácaras e quiosques, já que os materiais (madeira e pedra) não precisam de tanto cuidado. No entanto, quando o ambiente rústico dá as mãos ao estilo moderno, encontramos um acordo surpreendente.
Os móveis clássicos e a madeira, aliados ao jogo de luzes brancas, à arte abstrata, ao pé direito alto e às cores mais suaves compõem um balanço perfeito entre rusticidade e modernidade. Uma excelente opção para quem vive na cidade e quer um pouco mais do campo dentro de casa, mas sem perder delicadeza e atualidade.
Conceito aberto
Já bastante presente no exterior, principalmente em países asiáticos e nos Estados Unidos, o conceito aberto elimina divisões e integra diversos cômodos em um só ambiente. No Brasil, essa modalidade de composição de ambientes vem ganhando muita notoriedade, principalmente pelo fato de muitas pessoas optarem por apartamentos menores, tornando necessário o total aproveitamento do espaço.
O principal uso desse tipo de decoração é entre sala e cozinha. A pia (e em alguns casos o fogão) se torna a ponte que liga a cozinha com a sala, e pode ser representada por uma ilha ou por uma bancada ligada à parede.
Comfy
Comfy é um estilo baseado no conforto. O uso de móveis estofados, janelas amplas e bem iluminadas, tons cremes e tapetes são os principais contribuintes para a composição confortável do ambiente.
É preciso ter um pouco de atenção na hora de utilizar uma decoração Comfy, pois o excesso desse estilo pode dar um ar infantil ao ambiente, e a falta de iluminação surtirá um efeito de desconforto e sufocamento. Quando bem equilibrado com a luz e com móveis sem estofado, como mesas de centro e criados-mudos, o Comfy se revela super aconchegante, leve e agradável.
Elementos naturais
Esta tendência é mais um dos reflexos da pandemia. Como o contato com a natureza diminuiu, a alternativa para não perder a leveza do verde e do marrom foi trazer para dentro das casas um pouco de vida.
Este estilo é composto principalmente de móveis em madeira, ou em materiais com tons terrosos e pedregosos; de plantas, tanto as suspensas quanto as de chão; e de elementos artesanais, como mesas de centro em tronco de árvore, luminárias de fibra natural e quadros de barro.
É bastante comum encontrar casas assim em praias, principalmente nas nordestinas, em que a natureza “invade” o interior das moradias, ao mesmo tempo em que o artesanato compõe os utensílios dos locais.
Minimalismo
A escolha por habitar espaços menores, a tendência por diminuir o número de elementos também cresce muito, sendo o minimalismo o seu principal representante.
Os adeptos e defensores dessa corrente decorativa afirmam que o ambiente exterior pode, ao mesmo tempo, corresponder ao nosso estado interior e modificá-lo. Por exemplo: ambientes muito bagunçados podem ser uma manifestação da confusão interior dos moradores e, ao mesmo tempo, um contribuidor para essa confusão interior.
Assim, um ambiente minimalista é procurado principalmente por quem já leva ou quer levar uma vida desapegada, com menos preocupações, mais paz e com o olhar focado nas coisas mais essenciais.
Ainda não existe um ideal minimalista, pois cada pessoa pode encontrar seu próprio grau de satisfação dentro do minimalismo. Algumas eliminam 99% dos objetos não essenciais, enquanto outras se contentam com 50%, e por aí vai.
O que é mais comum entre todos os ambientes minimalistas é, certamente, o uso de tons creme, de iluminação natural, de poucos objetos e de plantas.
Composição de escritório
Mais um dos efeitos da pandemia… Nesse caso, o caminho é um pouco contrário ao dos elementos naturais: dessa vez, é a cidade que vai para dentro das casas.
Como o home office se tornou generalizado nas profissões que dependem apenas de computadores e eletrônicos, uma alternativa para trabalhar melhor dentro de casa foi criar um ambiente de escritório. Cadeiras de rodinha, mesas lisas de cores neutras, luzes direcionadas e pintura branca compõem um bom local de trabalho, mas sem perder a harmonia com o todo.
Como escolher a sua decoração
Como você viu no início deste artigo, o ambiente onde estamos inseridos pode influenciar a nossa maneira de agir e ver o mundo. Então, para escolher a decoração do seu lar, você pode se perguntar: “Como eu vejo/quero ver o mundo?”, “Como eu quero me sentir quando estiver em casa?” e, é claro, “De qual decoração eu gosto mais?”.
Encontrando as respostas para essas perguntas, você saberá com mais clareza qual estilo decorativo escolher e os motivos que sustentam sua decisão.
Nós esperamos ter ajudado você nessa busca e, caso esse conteúdo tenha sido útil para você, deixe o seu comentário ou elogio em nosso perfil do Instagram!
Até a próxima!
Frizzo Empreendimentos Imobiliários