Quais materiais são recicláveis?
Os materiais recicláveis são aqueles que podem voltar para a indústria e dar origem a outro produto, seja igual ou diferente do original. Folhas e pedaços de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame. Tudo isso pode se transformar em algo novo! Todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes são recicláveis também.O que não é lixo reciclável?
Materiais como papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários e copos de papel não devem ser misturados com o lixo reciclável. Cabos de panela, tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, espelhos, cristais, cerâmicas e porcelana são outros materiais que não podem receber nova forma - apesar de poderem ser reutilizados de outras maneiras, como, por exemplo, para produção de artesanato. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.Como separar o lixo doméstico?
- A principal regra para separar o lixo é: não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
- Antes do descarte, lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico para livrar-se de qualquer resíduo orgânico.
- Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados ou rasgados, mas não amassados!
- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em jornal ou coloque-os em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
- Fique atento aos dias e horários nos quais o caminhão de coleta seletiva passa pela sua rua!