Escolha qual tipo de revestimento externo é mais adequado para a sua casa
Pensar no tipo de revestimento que irá utilizar na sua casa é fundamental. Hoje em dia, existem diversos tipos de acabamentos externos, de todos os estilos e valores. Porém, tem outras coisas que devem ser consideradas na hora de escolher o acabamento certo. Afinal, não podemos pensar apenas no custo, pois a fachada será sempre o cartão de visitas da sua casa!
Há alguns fatores que precisamos considerar como clima, durabilidade, presença de umidade e também o estilo arquitetônico.
Vamos te ajudar a encontrar o acabamento externo perfeito!
Pintura
É o tipo, dentre os acabamentos externos, mais simples e de menor custo para se utilizar na sua fachada. Por isso, ele é um dos mais procurados. A mão de obra e o material tem preços mais acessíveis em relação a outros tipos de revestimentos. O bacana, é que você pode brincar com as cores, usar tom sobre tom para criar sobreposição, bem como combinar a pintura com outros tipos de acabamentos.
Madeira
A madeira, quando instalada corretamente, é um dos tipos de acabamentos externos mais duradouros. O material é bem resistente, porém deve ser impermeabilizado e envernizado. Isso, para que não apodreça devido à umidade, evitando assim, problemas com cupins. Esse revestimento é bem versátil e pode ser combinado com outros tipos de madeira. Todavia, você também pode optar por um piso que imita madeira devido ao custo mais baixo.
Pedra
A fachada de pedra é um tipo de acabamento externo muito comum que vai do rústico ao moderno. Além disso, é um revestimento barato e duradouro que não exige muita manutenção. Como resultado, você encontra pedras polidas ou brutas em vários formatos.
Tijolo
O tijolo normalmente é utilizado de forma aparente para dar um ar mais rústico ao ambiente. É de fácil manutenção e se bem aplicado mantém um padrão harmonioso e esteticamente bonito. Por fim, o tijolo pode ser combinado com outros tipos de materiais e se quer um visual mais sofisticado invista em tijolos de cores mais claras e suaves.
Argamassa
A argamassa é muito usada como decoração pois a massa pode ser raspada ou batida, ela exige uma mão de obra especializada para que não haja diferença de tonalidade e textura, o que se torna uma desvantagem em caso de danificação. É ideal manter o mesmo padrão do acabamento externo em toda fachada e não é indicada em lugares com muita exposição à água.
Concreto
O concreto é, no geral, um recurso barato, que dura muito tempo e não precisa de muitos cuidados. É um acabamento externo ideal para estilos contemporâneos e industriais.
Dicas de acabamento externo
Temos alguns aspectos a considerar na hora de escolher o tipo de acabamento externo que vamos utilizar no nosso projeto:
-
Observe o tipo de ambiente em que esse acabamento ficará exposto, se há umidade ou muito sol, por exemplo;
-
Mantenha sempre o equilíbrio na hora da escolha, um acabamento que seja harmônico com seu projeto, afinal a estética é muito importante nas fachadas;
-
Procure profissionais especializado na hora da instalação do acabamento externo, afinal você pode evitar problemas desnecessários;
-
Opte por materiais com qualidade, que não te darão problemas futuros;
-
Pesquise sobre a durabilidade, o preço e principalmente o tipo de manutenção do acabamento escolhido;
-
Faça um planejamento na hora de realizar o projeto e identifique possíveis desconfortos que você pode ter para não se arrepender;
-
Utilizar um acabamento em uma parede externa é uma ótima alternativa para renovar o visual de sua casa;
-
Combinando tijolos e madeira você pode criar um visual mais contemporâneo;
-
Com porcelanato ou cerâmica você pode criar um painel decorativo e modernizar a casa;
-
Tons neutros e suaves no acabamento externo podem deixar uma fachada muito elegante;
-
Utilize pedras para revestir canteiros e dar um toque super natural, você pode criar texturas para dar contraste;
FONTE: ENTENDA ANTES