O aumento na oferta de loteamentos acaba possibilitando diversos benefícios não somente para um bairro, mas para uma cidade inteira. Isso se deve ao fato de que o local é planejado e construído para oferecer infraestrutura, além de gerar um ambiente voltado para os aspectos sustentáveis, resultando em uma maior qualidade de vida para a população residente, ao mesmo tempo em que consegue preservar o meio ambiente e reduzir os impactos ambientais gerados.
Quais são as principais vantagens de um loteamento sustentável
O loteamento sustentável pode ser definido como um projeto que preocupa-se em atender as necessidades básicas de moradia das pessoas e também contribui para a preservação do meio ambiente, garantindo sustentabilidade e qualidade de vida.
Entre as principais ações que podem ser realizadas para que um loteamento seja considerado sustentável estão:
-
Uso de matéria-prima reciclada na construção civil;
-
Projetos de recuperação ambiental;
-
Recomposição de vegetação desmatada,
-
Reaproveitamento de entulhos;
-
Manejo de áreas preservadas, arborização, entre outras.
Já no que se refere às vantagens do loteamento sustentável podemos destacar: o contato com a natureza, a arborização, a redução dos impactos naturais, a valorização do imóvel, o controle da erosão do solo e prevenção de deslizamentos de terra, redução do processo de aquecimento global, redução do consumo de energia (iluminação e climatização) durante a fase de construção do empreendimento, otimização no uso dos insumos ao reduzir o desperdício de materiais, embelezamento da paisagem, preservação do meio ambiente, entre outros.
Conforme mencionamos anteriormente, além das vantagens oferecidas para os moradores, o loteamento sustentável também consegue contribuir para toda a comunidade, promovendo uma cidade mais preservada, segura e mais propícia para melhorias e investimentos.
Projeto Sustentável
Antes de dar início à comercialização dos terrenos, é necessário que os loteamentos sejam devidamente preparados para receber os novos moradores. A partir de um projeto cuidadoso, que busca respeitar a diversidade humana e a natureza, são criados subsídios para oferecer água tratada, dispor de iluminação pública, rede de energia elétrica, rede coletora de esgoto, rede de drenagem de águas pluviais, guias, asfalto e arborização de vias.
Geralmente, as benfeitorias tendem a ir além dos moradores do bairro planejado. Em consequência da infraestrutura, todos os indivíduos que moram nos arredores são afetados positivamente. A urbanização resulta em mais segurança para toda a comunidade local, além de atrair a atenção de investimentos na economia com a chegada deste novo público.
Outro grande diferencial dos loteamentos refere-se à sua constante preocupação com a preservação das áreas verdes. Os projetos buscam integrar a natureza aos espaços de convivência e lazer dos moradores, garantindo maior contato com a natureza e, consequentemente, mais qualidade de vida, conforme mencionamos anteriormente. Afinal, quem não deseja morar em um lugar seguro com infraestrutura para aproveitar com a família.
Novo Urbanismo
O que faz do bairro planejado um ambiente sustentável e com diversas vantagens, é o projeto baseado no urbanismo. Existem loteamentos totalmente baseados no conceito do Novo Urbanismo, uma proposta que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980.
Em resumo, a ideia é fazer o planejamento do empreendimento levando em consideração a geografia, as tecnologias existentes e também as necessidades sociais e particulares daqueles que vão habitar o espaço. Ou seja, o objetivo é agregar em um mesmo local uma estrutura completa e construída para o lazer, para o trabalho e, claro, moradia.
O ideal é que a maioria das atividades cotidianas dos moradores sejam possíveis de serem realizadas num raio de 10 km de distância da própria residência, reduzindo o excesso de deslocamentos.
Para que um loteamento possua uma infraestrutura sustentável, capaz de atender às principais necessidades da população, além de contribuir para o meio ambiente, é de extrema importância que algumas premissas sejam seguidas.
Dentro deste contexto, ações como: recomposição de vegetação desmatada, recuperação ambiental, uso de matéria-prima reutilizada, arborização e reaproveitamento de entulhos são indispensáveis.
Conforme já pudemos notar, os benefícios que se tem ao investir em um loteamento sustentável são inúmeros, a começar pelo maior contato com a natureza, infraestrutura e a preservação do meio ambiente, tudo isso mitigando os impactos ambientais.
Aqui vale a pena destacar novamente que, ainda existem diversas vantagens para toda a comunidade, uma vez que a área ao redor do loteamento torna-se preservada, promovendo uma cidade mais bonita, tranquila e mais propícia a melhorias constantes e investimentos.
Conte com a Frizzo!
Ficou interessado na possibilidade de residir em um condomínio de lotes sustentável? Saiba que a Frizzo é reconhecida por sua excelência na entrega de condomínios de lotes com infraestrutura completa para toda a família!
Por isso, ficamos à disposição se você quiser saber mais sobre esse investimento tão precioso.
Entre em contato para mais informações!