O sonho da casa própria faz parte da vida de muitas pessoas, mas, para colocá-lo em prática, é preciso realizar um planejamento eficiente. Como você deve saber, há bastante gente que prefere montar um imóvel do zero ao invés de comprá-lo já pronto. Com isso, é possível personalizar os ambientes e criar cômodos mais adequados à família.
Levantar o custo da obra
Para a ideia da casa própria sair do papel, você precisa avaliar com cuidado os custos envolvendo terreno, materiais de construção, equipamentos, mão de obra, projeto de engenharia, documentação nos órgãos públicos, instalações de água e energia, etc.
Se você tem dificuldade para realizar esse checklist, vale a pena pesquisar na internet os possíveis preços de cada item. É verdade que a tarefa se torna um pouco mais fácil quando existe uma noção prévia de como será a casa e, de preferência, já se conta com o projeto da edificação finalizado.
Hoje em dia, é possível fazer orçamentos de custo de obra pela web. Ainda assim, conforme a disponibilidade de lojas de materiais de construção na sua cidade, por vezes é necessário ir pessoalmente até o estabelecimento ou entrar em contato por telefone para obter os preços.
Organizar as finanças
Ao organizar as finanças para construir a sua casa, lembre-se de que o projeto apresenta um início, um meio e um fim. Com isso, você evita que falte dinheiro para o término de cada etapa da obra.
Além disso, racionalize o uso dos recursos. Por exemplo, na hora de comprar materiais de construção, pode ser vantajoso adquiri-los de estabelecimentos situados próximos ao local da obra, para não pagar frete. Também existe a necessidade de combinar a frequência de entrega dos materiais, visando à otimização do espaço do terreno, além de prevenir roubos.
Escolher a forma de pagamento
Após chegar a uma noção aproximada do custo da obra, é hora de se decidir quanto à melhor forma de pagamento da construção. Como talvez você já saiba, existe a possibilidade de obter financiamento bancário para a edificação. Entretanto, o problema dessa alternativa diz respeito aos juros pagos.
No longo prazo, tal acréscimo pode fazer com que a construção da casa própria seja desvantajosa, afinal, o custo para pegar crédito torna a obra cara. Além disso, nem sempre as instituições bancárias cobrem todo o valor do imóvel, o que pode significar a necessidade de parar os trabalhos no meio do caminho. Já imaginou sofrer prejuízos devido à ação do tempo sobre os materiais?
Assim, quem pretende fazer o planejamento para construir tem no consórcio uma opção viável de erguer um imóvel personalizado. A vantagem do consórcio é o fato de não haver cobrança de juros, já que várias pessoas se juntam para um autofinanciamento.
Com a ajuda da administradora de consórcio, que cobra uma taxa para organizar o grupo e garantir a entrega das cartas de crédito aos cotistas contemplados, o indivíduo consegue realizar o sonho de construir a casa própria por um preço justo.
Como a carta de crédito equivale a dinheiro à vista, o futuro proprietário do imóvel negocia preços mais baratos no comércio e, com isso, diminui ainda mais o custo da obra. De quebra, é possível utilizar o saldo do FGTS para abater o valor pago no consórcio. Em algumas situações, tal saldo pode servir como lance, contribuindo para antecipar a contemplação.
Outra vantagem do consórcio é a ausência da obrigação de pagar entrada para ingressar em um grupo. A partir daí, com essa flexibilidade, você pode escolher o plano de valor mensal que mais se encaixa no seu orçamento.
Contratar profissionais capacitados
Desde arquitetos até pedreiros, passando por engenheiros e outros profissionais essenciais para a operação correta de todos os processos, uma obra é um ambiente diverso e que envolve muitas pessoas. Portanto, a harmonia da construção depende da capacitação delas.
Várias características são importantes nesse cenário, especialmente a competência e a habilidade para atuar em conjunto para atender os seus objetivos. Os profissionais devem estar sempre atualizados sobre o ramo da construção civil, conhecendo técnicas e tendências recentes.
Logo, o investimento na qualidade da equipe é primordial para o sucesso da obra. Forneça as melhores condições possíveis de trabalho a todos, de preferência dando materiais de bom nível para facilitar o andamento. Além disso, jamais tire o olho, acompanhando cada etapa da construção e promovendo o diálogo e a troca de ideias.
Manter a documentação em dia
Licenças, alvarás e demais registros burocráticos são requisitos básicos para qualquer obra segura e dentro das leis. O respeito às normas vigentes de acordo com os órgãos fiscalizadores é primordial, adequando-as ao contexto envolvendo as particularidades da construção.
A atualização de todas as documentações, portanto, engloba geralmente os seguintes registros, entre outros que podem ser mais específicos:
-
ART — Anotação de Responsabilidade Técnica;
-
Habite-se;
-
Memorial descritivo;
-
Alvará de construção;
-
Comprovante de propriedade.
Comprar os materiais listados no planejamento de casa
A aquisição dos produtos empregados na construção demanda uma combinação cuidadosa de economia e controle de qualidade. Nesse cenário, conhecer as principais características dos materiais ajuda bastante a identificar o melhor custo-benefício.
Tudo começa com uma pesquisa minuciosa de preços, de preferência documentando os montantes encontrados. Se houver um cronograma organizado sobre o andamento da obra, fica muito mais fácil identificar a hora de comprar cada item. Isso favorece negociações e barganhas, envolvendo, por exemplo, compras antecipadas, parcelas, etc.
Investir em tecnologia
Em parceria com os profissionais participantes do processo, avalie o que o mercado apresenta de melhor quando o assunto é inovação. Hoje em dia já existem inúmeras soluções tecnológicas capazes de não apenas baratear a obra, mas também de fazer bem para o planeta e garantir economia no futuro.
Como você pode perceber, o planejamento de casa é fundamental para fugir de dores de cabeça depois do começo da obra. Ao cumprir esse dever, você garante que terá recursos para erguer o imóvel do início ao fim, sem contratempos graves durante a trajetória até a conclusão do sonho.
Fonte: BAMAQ