A cozinha na história da humanidade
A cozinha sempre foi um espaço de afeto. Na antiguidade, a “cozinha” era, ao mesmo tempo, um lugar onde os caçadores sentavam para se aquecer, conversar e deixar a caça depois de um longo dia à procura de animais. Enquanto eles descansavam, as mulheres da comunidade preparavam o jantar, contando histórias, cantando e cuidando das crianças.
Perto da idade moderna, a cozinha foi ficando um pouco de lado, separando-se dos cômodos em que as pessoas se reuniam, especialmente em famílias mais abastadas. A cozinha era um ambiente mais utilizado por servos ou escravos, enquanto na sala de estar ficavam os patrões e os convidados.
Nas casas dos mais pobres e pessoas de classe média, no entanto, isso nunca aconteceu. A cozinha continuou sendo um ambiente de encontro e, geralmente, ela determinava todo o restante da casa, que não costumava ser grande.
A partir do século 20, a cozinha das famílias ricas iniciou um processo de “retorno às origens”. As salas passaram a se integrar às cozinhas, geralmente separando-se apenas por uma bancada (ilha), estilo que conhecemos como “cozinha americana”. O ambiente outrora isolado, frio e triste foi reaquecido e voltou a ser símbolo de convívio, riso e afeto.
Querendo ou não, algumas coisas nunca devem mudar, pois fazem parte da natureza humana. A cozinha como espaço não só de alimentação, mas de recreação e até mesmo de lazer é algo profundamente impresso nas origens do homem, e isso deve ser levado em consideração na hora de planejar um novo lar.
Como deve ser uma cozinha
Aqui, entramos um pouco no campo do gosto. Cada pessoa tem suas preferências: umas gostam das cozinhas pequenas, outras gostam das grandes; umas gostam das cozinhas lineares, outras gostam das triangulares; enfim, cada um decide o que é melhor para si.
Contudo, existem alguns “dogmas” da arquitetura que toda cozinha deve seguir. Vamos para eles!
Eficiência
Quando falamos sobre “eficiência”, estamos nos referindo principalmente à facilidade na hora de trabalhar. Essa é a característica principal de uma cozinha bem sucedida. Não importa quais são os materiais, os revestimentos e as marcas dos utensílios se a cozinha for ineficiente.
A cozinha deve ter uma boa disposição das partes principais (geladeira, fogão e pia), de modo que elas não fiquem muito distantes e fora de ordem. Em uma cozinha linear, por exemplo, a ordem deve ser: geladeira, pia e fogão. Isso faz parte de uma sequência lógica: você retira os alimentos da geladeira, os lava na pia e depois os cozinha no fogão. Se a geladeira ficasse entre o fogão e a pia, a eficiência seria muito reduzida, o que implicaria em perda de tempo e estresse todos os dias.
Uma cozinha em que é fácil de se trabalhar é uma cozinha sem estresse, e, portanto, uma cozinha cheia de afeto.
Iluminação
A iluminação faz parte de todo o bem-estar em cozinhar e fazer as refeições. Por isso, escolher as temperaturas que a luz tem é fundamental.
Para as áreas de cocção, a iluminação fria é bastante recomendada, pois estimula a atenção e permite ver a cor real dos alimentos.
Já para a área de alimentação, luzes quentes são ideais, pois dão ao local mais aconchego e tranquilidade para fazer as refeições. Nessa área, também pode-se mesclar luzes quentes e frias e usar as luzes quentes somente pela parte da noite.
Hidráulica e Elétrica
De nada adianta ter uma cozinha eficiente e iluminada se ela não tem água e energia, não é mesmo? Por isso, os pontos de luz (tomadas e lâmpadas) e a parte de abastecimento e encanação devem ser pensados de acordo com a disposição de todos os móveis, de modo a facilitar o trabalho na cozinha.
Além disso, na hora de dar forma à cozinha, é importante que o projeto hidráulico e elétrico estejam muito claros e sejam seguidos à risca, para evitar problemas futuros.
Revestimentos
Escolher os revestimentos é a parte favorita da maioria. Existe uma variedade imensa de materiais, cores e aparências, o que pode deixar muitas pessoas confusas. Por isso, a dica é começar pelos materiais, que são em menor número. Uma vez decidido o material, é só partir para a cor e depois para a aparência. Por exemplo: para a bancada, você prefere granito ou madeira? Madeira clara, escura ou meio tom? Quer ela mais rústica ou mais refinada? E por aí vai…
Além disso, é preciso lembrar que os revestimentos de toda a cozinha devem “conversar” de tal maneira que a cozinha tenha uma unidade. Todas as suas partes devem fazer sentido, e não parecerem peças de diferentes quebra-cabeças.
Como tornar a cozinha um ambiente de afeto
Conheça os segredos que fazem de toda cozinha um ambiente memorável.
Se você não tem como reformar sua cozinha atual, mas ainda assim quer que ela seja um ambiente confortável, que renda boas memórias no futuro, então há duas coisas que você pode fazer para que isso aconteça.
Evite as telas
Isso pode soar desconfortável para muitas pessoas, mas a verdade é que as telas suprimiram fortemente as relações humanas. Hoje em dia, é muito comum uma família se sentar para almoçar e os parentes sequer olharem uns nos olhos dos outros, porque estão todos vidrados na televisão e nos celulares. Isso se a família sentar toda junta para almoçar!
Se essa é a sua realidade, então ter uma cozinha novíssima, com produtos de última linha, com uma eficiência invejável e iluminação de hotel não adiantará nada: não haverá afeto nenhum nela.
Faça produtos artesanais
Respeitando a dica anterior, essa aqui será a cereja do bolo.
Quando pensamos em cozinha confortável, alegre e afetuosa, é difícil não lembrar da casa da vovó. O botijão de gás tem vestido, os bancos têm almofadas feitas à mão, as canecas possuem cada uma uma pintura diferente, o jogo americano é de tricô… Tudo isso contribui para o ambiente ficar mais agradável e carregar até mesmo uma áurea de afeto e nostalgia.
Opção por projetos personalizados
Agora, se você sonha em ter uma cozinha linda e tem disposição para reformar ou planejar uma cozinha totalmente nova, há uma excelente maneira de realizar esse sonho!
Você precisa de um Projeto Personalizado!
Um projeto que seja a sua cara, que alinhe todos os seus objetivos com os seus gostos estéticos.
Gostou desse conteúdo?
Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!
Instagram: @amrfrizzo
Facebook: Frizzo Empreendimentos Imobiliários