O novo urbanismo trata-se de um movimento de planejamento urbano que foca na construção de espaços voltados para as pessoas, através da criação de ambientes que consigam priorizar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar humano. Através do novo urbanismo é possível, por exemplo, diminuir o gás carbônico liberado na atmosfera, uma vez que a circulação de veículos é reduzida e os espaços ao ar livre, estabelecimentos variados e ampla gama de habitações são prioridades em sua concepção.
Em suma, o novo urbanismo é um conceito que busca melhorar a relação entre as pessoas e as cidades, priorizar o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida. Nesse sentido, a Frizzo busca implementar alguns dos conceitos do novo urbanismo em seus empreendimentos, a fim de proporcionar aos moradores as principais vantagens que ele oferece para o dia a dia. Confira alguns dos princípios do novo urbanismo presentes nos empreendimentos Frizzo:
-
São construídos a partir de um bairro planejado;
-
Infraestrutura de lazer com opções para crianças, adultos e idosos;
-
Possuem mobilidade através de ruas amplas e seguras.
Além disso, os empreendimentos pensados a partir de conceitos oriundos do novo urbanismo tendem a ser mais valorizados, justamente porque promovem maior bem-estar aos seus moradores e rendimentos mais atrativos aos proprietários. Investir em um empreendimento pensado para oferecer mais qualidade de vida, que consegue unir trabalho e lazer, oferece um valor agregado que pode se tornar um fator decisivo para o negócio.
O novo urbanismo é um movimento que surgiu nos Estados Unidos no início da década de 80 e se mantém atuante em diversos projetos de desenho e planejamento urbano até os dias atuais.
Os chamados “Novos Urbanistas” apóiam a arquitetura contextualizada, o planejamento regional para áreas livres e o desenvolvimento equilibrado entre a residência e o trabalho. Os adeptos do movimento defendem que tais estratégias conseguem aumentar a oferta de trabalho, reduzir a congestão de tráfego, além de aumentar a provisão de moradias disponíveis. Demais tópicos como preservação histórica, reciclagem, edifícios verdes, ruas seguras e revitalização de edifícios também são pautas recorrentes.
Elementos do Novo Urbanismo
De acordo com seus fundadores, Andrés Duany e Elizabeth Plater-Zyberk, bairros autênticos e em conformidade com os conceitos do novo urbanismo, podem ser definidos através de 13 elementos:
1. Grande parte das habitações devem ser passíveis de acesso numa caminhada de cinco minutos do centro, ou seja, dentro de um raio de aproximadamente 600 metros.
2. É necessário haver uma grande variedade de moradias, entre casas isoladas, casas geminadas e apartamentos, de forma que as pessoas mais velhas e mais jovens, casados e solteiros, ricos e pobres consigam achar um lugar para viver.
3. O centro do bairro deve ser marcante. Frequentemente, este é um jardim, uma praça, ou mesmo uma esquina importante e movimentada. Além disso, é necessário que exista ao menos um ponto de ônibus localizado no local.
4. É permitido a construção de um pequeno edifício dentro do quintal de cada casa. Este, por sua vez, pode ser utilizado como um pequeno comércio, escritório, estúdio, ou como uma unidade de aluguel.
5. Deve haver uma variedade de lojas e escritórios suficientemente variados nos limites do bairro para suprir as necessidades semanais dos moradores.
6. É necessário que haja uma escola primária perto, de forma que as crianças possam caminhar de suas casas até este destino sem a necessidade de travessia de ruas.
7. É preciso que haja pequenos pátios recreativos para crianças, adultos e idosos, acessíveis para todas as habitações, localizados em um raio de distância inferior a 200 metros.
8. As ruas do bairro devem formar uma rede conectada, de forma a dispensar o tráfego intenso, visto que possuem uma variedade de rotas de veículos e pedestres a qualquer destino.
9. As ruas devem ser preferencialmente sombreadas e estreitas. Com isso, a velocidade do tráfego é reduzida, ao mesmo tempo em que se cria um ambiente adequado para bicicletas e pedestres.
10. Os edifícios no centro do bairro devem localizar-se perto da rua, ainda assim, possibilitando a criação de um espaço ao ar livre bem definido.
11. As garagens e estacionamentos não devem defrontar a rua. Os estacionamentos devem estar localizados na parte traseira dos edifícios, geralmente podendo ser acessados por ruelas.
12. Certos locais devem ser reservados para a construção de edifícios cívicos. Neles, os moradores irão ter ao seu dispor locais para reuniões de comunidade, espaços religiosos, de educação ou voltados para atividades culturais.
13. O bairro é planejado e organizado para ser autônomo. Sendo assim, caberá a uma associação formal as decisões referentes a assuntos de segurança, manutenção e mudanças físicas. Ademais, a tributação será de responsabilidade da comunidade maior.
Pilares do novo urbanismo
Mobilidade e diversificação do espaço
Conforme foi possível verificar através dos elementos citados acima, um dos principais focos do novo urbanismo é a mobilidade urbana. Ou seja, investir na criação de ruas interconectadas que facilitem o deslocamento dos moradores, além de reduzir a distância entre os estabelecimentos comerciais e de lazer. A partir dessas alternativas, o impacto ambiental é reduzido e ocorre um melhor aproveitamento do espaço público. Nesse ponto vale salientar que, é de extrema importância que haja um incentivo constante do uso de transportes alternativos como bicicletas, scooters e patins a partir da criação de espaços seguros e amplos.
Tecnologia e Sustentabilidade
O novo urbanismo consegue impactar significativamente o planejamento urbano, assim como o desenvolvimento sustentável das cidades, uma vez que é capaz de minimizar as influências do ser humano no meio ambiente. E a tecnologia atua como uma grande aliada em prol deste objetivo, transformando as cidades em ambientes mais inteligentes. Com isso em mente, muitos empreendimentos modernos já oferecem soluções eficientes para otimizar a utilização de recursos naturais e fontes renováveis de energia, como armazenamento de energia solar e captação de água da chuva.
Arquitetura inovadora e design moderno
A inovação estética também é prioridade para o novo urbanismo. Projetar ambientes internos e externos arrojados e bonitos, com ênfase na praticidade e conforto é essencial. E aqui vale diversificar os tipos de construções, misturando prédios, casas, pontos comerciais e escritórios em um mesmo endereço. Dessa forma, criam-se espaços mais convenientes e agradáveis para viver. O mais importante é fazer com que os moradores sintam-se bem dentro dos empreendimentos, por isso, geralmente os espaços costumam ser limpos, elegantes e arborizados.
Conte com a Frizzo!
Se você se interessou na possibilidade de morar em um empreendimento que integra em seu projeto alguns dos todos os pilares do novo urbanismo, saiba que a Frizzo é pioneira no desenvolvimento de bairros planejados com associação de moradores.
Por isso, ficamos à disposição se você quiser saber mais sobre esse investimento tão precioso.
Entre em contato para mais informações!