Você precisará de:

- Erva mate: nativa, tradicional, moída grossa, pura folha ou misturada com chás — não importa o tipo. Vale escolher a que você acha mais saborosa!
- Cuia: a cuia de porongo é a mais comum e é o modelo usado pelos tradicionalistas, mas você pode encontrá-la em diferentes materiais, como as de porcelana.
- Água quente: aqui, um recado importante: não deixe sua água ferver! A temperatura ideal da água para o mate é 70°C, que não queima a erva e mantém suas propriedades benéficas.
- Bomba: preferencialmente de aço inox ou prata, que são materiais fortes e resistentes à corrosão e oxidação.
Esquente sua água, coloque-a na garrafa térmica e vamos começar!
Passo um:
Coloque a erva mate até pouco mais da metade da cuia. Vire o recipiente para a posição vertical, deitando-o de lado para formar o morro. Faça isso com cuidado: tampe metade da cuia com a mão ou um guardanapo, para que a erva não caia.Passo dois:
Com a cuia levemente inclinada, para que o morro não se desmanche, preencha o espaço restante com água. Derrame o líquido delicadamente.Passo três:
Mantenha a cuia inclinada por alguns minutos — de três a cinco. Dessa forma, a erva irá absorver a água e o morro se manterá firme.Passo quatro:
Segure a cuia em posição reta e adicione água até a borda.Passo cinco:
Hora de colocar a bomba! Tampe a extremidade superior da bomba com o dedo, para evitar a entrada de ar pelo canal. Coloque a bomba na parte sem erva, até que ela chegue ao fundo da cuia.Passo seis:
Seu chimarrão está pronto! Basta beber até roncar e passar adiante para o próximo da roda.