Ter sempre à disposição ingredientes frescos e saudáveis para dar um sabor diferenciado aos pratos é uma das utilidades de cultivar uma horta de temperos em casa. O que é plenamente possível mesmo em locais sem área externa ou com pequenos espaços.
Separamos aqui algumas dicas para um cultivo correto, além de indicar as melhores ervas para cultivar. Vamos lá?
Você verá por aqui:
-
Onde plantar
-
Se utilizar vasos, use o sistema de camadas
-
Conheça os temperos que você irá plantar
-
Faça a colheita da forma correta
-
Para aprimorar o cultivo
Onde plantar
Você pode preparar sua horta dos mais diversos jeitos: em vasos, jardineiras, no próprio solo ou em hortas de parede. O que sempre será primordial é a luz solar, pois a maior parte dos temperos gosta de longas horas de sol, portanto, escolha um lugar bastante ensolarado.
A dica é observar o local escolhido em diferentes horas do dia para ter a noção exata do período total de incidência de luz solar.
Ao utilizar vasos, use o sistema de camadas
Para deixar suas plantas mais bonitas e saudáveis, aposte no sistema de três camadas. Assim, ao preparar um vaso para receber seus temperos, comece fazendo a camada de drenagem. Essa deve corresponder a uma faixa de argila expandida ou de brita e ser finalizada com a manta de drenagem.
A segunda camada é a de substrato (que pode ser terra misturada com húmus ou areia, conforme a necessidade da planta). E a terceira é a chamada cobertura, que impede que os nutrientes e a água evaporem com rapidez. Assim, a última camada deve ser de folhas secas ou cascas de pinus.
Conheça os temperos que você irá plantar
Alecrim: ótima opção para temperar carnes e legumes, o alecrim cresce bem em ambientes ensolarados. A dica é plantar em um vaso com 20 cm de diâmetro com terra comum.
Cebolinha verde: ingrediente muito utilizado em diversas receitas, a cebolinha pode ser semeada em vasos de barro. É importante não esquecer de manter seu solo fértil.
Orégano: as folhas e pontas de galhos podem ser cortadas para serem utilizadas ainda frescas. É importante renovar o solo uma vez por ano com uma mistura adubada. Essa planta gosta de solos arenosos e com uma boa drenagem.
Coentro: uma das plantas mais fáceis de ser cultivada, com o uso de sementes. Vai bem em locais com bastante luz solar.
Tomilho: os ramos do tomilho geralmente só podem ser colhidos após dois anos. Para a planta crescer bem é necessário muito sol e um solo leve e arenoso. Pode ser utilizada em peixes e carnes.
Hortelã: usada em bebidas (especialmente no verão), tempero de saladas, carnes e peixes, a hortelã necessita de sol para crescer. É bom renovar a terra e podar com frequência.
Manjericão: fornece um sabor especial para massas, carnes e molhos. Deve ser plantado em um vaso de 20 cm de diâmetro.
Salsa: extremamente popular no Brasil, a salsa é muito fácil de ser cultivada. Basta semear em um local com boa iluminação. Essa planta dá um sabor especial nos pratos.
Faça a colheita da forma correta
Para plantas de caule rígido, como o alecrim, a colheita deve ser feita com corte em torno de 5 a 7 centímetros finais do ramo escolhido. Devem ser priorizados os ramos que estiverem mais altos.
Já nos temperos e ervas de caules semi-rígidos, como manjericão e hortelã e sálvia, deve-se cortar abaixo dos pares de folhas terminais. A dica é podar o ramo logo acima do nó (bifurcação), isto permite que o ramo continue crescendo.
Por fim, lembre-se que certos temperos e ervas – como a salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã – são considerados “anuais”. Isso significa que o ciclo deles dura em média 12 meses. Então, por mais que você capriche nos cuidados, essas plantas acabarão morrendo naturalmente em cerca de um ano. Portanto, aproveite o período para colher a vontade, sem dó de usar a erva ou o tempero.
Para aprimorar o cultivo:
-
Pesquise sobre as espécies escolhidas, desta forma você entenderá melhor como funciona o desenvolvimento de cada planta.
-
A irrigação é uma parte importante e deve ser feita corretamente. Um método que pode auxiliar neste momento é inserir o dedo ou um palito no solo. Se ao retirá-los eles estiverem úmidos ou com terra grudada, o solo ainda está molhado, caso contrário, é hora de fazer uma nova rega.
-
As hortaliças são exigentes em nutrição, por isso lembre-se da adubação para que a planta cresça saudável. Quanto maior a variedade de adubos orgânicos utilizados, melhor para você e para as plantas!
-
Mesmo que em pequena quantidade, as hortas caseiras estão sujeitas a pragas. Faça a remoção manual de folhas secas e bichos, este é um cuidado simples e eficiente para a saúde da planta.
Gostou das dicas? Com certeza ficou mais fácil de iniciar a sua horta de temperos em casa independentemente do espaço. Desejamos boa sorte para você iniciar essa missão!
Conte com a Frizzo!
Se você está pensando em construir a sua casa dos sonhos, conte conosco para encontrar o terreno ideal!
Atuamos na área de Desenvolvimento Urbano e Construção há 34 anos, além de sermos uma empresa pioneira na tecnologia de implantação de bairros planejados com associação de moradores.
Entre em contato para mais informações!