Qual estação do ano você mais gosta? Não adianta, tudo fica mais colorido e florido na primavera! Aproveite para observar a natureza e viver um pouco no presente. A vida está lá fora, no seu quintal, florescendo e esperando você.
Por isso, no artigo de hoje iremos mencionar 7 dicas para você ter um jardim para ninguém colocar defeito, receber muitos elogios e desfrutar da natureza. Continue acompanhando!
Fique atento ao solo
É na primavera que as plantas são estimuladas ao crescimento. Por isso, fique atento ao solo. Tente coletar amostras de diferentes áreas do seu jardim e solicite uma análise de solo ao laboratório mais próximo. O exame não é caro e vai ajudar a corrigir e fertilizar o solo. Alguns produtos como Calcário dolomítico, microunutrientes e matéria orgânica podem corrigir o solo.
Realize uma limpeza no quintal
Retire galhos caídos e excesso de folhas mortas do jardim. Os primeiros dias de primavera são os ideais para podas, estimulam assim a formação de brotos, dão uma forma bonita às plantas e eliminam os galhos doentes. Replante na área que apresentar buracos e falhas.
Não deixe de fazer as podas
Na primavera, as podas e os cortes são muito frequentes. Envie seus cortadores de grama, roçadeiras e podadores de sebes para a assistência técnica, e solicite limpeza, afiação de lâminas, troca de óleo lubrificante e velas se necessário. Fique atento em quais áreas do seu jardim vão precisar de podas e trace um plano. Se necessário contrate uma empresa especializada para podar árvores grandes.
Preparação dos canteiros
Tente deixar seus canteiros limpos e prontos para os plantios de primavera. Remova plantas mortas, assim como ervas daninhas. Areje o solo e deixe que ele tome sol alguns dias, revirando a camada superficial periodicamente, antes de acrescentar matéria orgânica e fertilizantes. Essa técnica auxilia no controle de pragas e doenças que possam estar escondidos entre as folhas mortas, esperando as plantinhas novas para atacar.
Plante: a hora é agora
Talvez seja a parte mais divertida. O início da primavera é o momento ideal para plantar e transplantar árvores, arbustos, flores, bulbos, hortaliças, etc. Nesta estação que as plantas acordam, nascem, e naturalmente emitem raízes e folhas novas.
Escolha um dia mais fresco e nublado para esta tarefa, prepare covas profundas e acrescente boa quantidade de matéria orgânica. Faça sementeiras com bom substrato e proteja-as em estufa se ainda correr o risco de geadas. Não se esqueça de regar completamente cada muda e semente, neste dia e nos dias seguintes.
Fertilização do solo
Estimule o crescimento, floração, regeneração, rebrote e frutificação das plantas com bons fertilizantes. Adquira adubos próprios para cada planta e a fase em que se encontra. Plantas que vão florescer, frutificar ou estão enraizando exigem fertilizantes ricos em fósforo e potássio. Já plantas em pleno crescimento vegetativo, como cercas-vivas, folhagens e gramados, vão necessitar de fontes ricas em nitrogênio também.
Regue muito bem depois de cada adubação. Além dos adubos químicos, aplique também matéria orgânica, como húmus de minhocas, terra vegetal, estercos curtidos. Assim as plantas são alimentadas por mais tempo e o solo se mantém mais saudável e equilibrado.
Faça compostagem
A compostagem é um rico material fertilizante para o seu jardim. Com tantos restos de podas e folhas mortas é primordial fazer uma pilha de compostagem, caso contrário você vai perder esse ótimo material.
A partir de agora a pilha só tende a aumentar, com as plantas crescendo vigorosamente e necessitando de podas mais frequentes.
Se possível invista num cortador de grama com recolhedor de aparas, para aproveitá-las na compostagem e se puder, um triturador de ramos.
Não esqueça de revirar regularmente sua pilha de compostagem e regue-a quando estiver seca.
Gostaram das nossas dicas? Agora é hora de colocar tudo em prática e aproveitar a estação mais florida!