1 - Segurança
Muitas pessoas têm o desejo de morar em uma casa com a segurança que um apartamento tem. Surge como opção, portanto, morar em um condomínio de casas que abrange estes dois desejos. Embora a insegurança de hoje em dia tenha alcançado até mesmo aqueles que acreditavam estar protegidos, viver em um condomínio fechado ainda é a opção mais segura, possibilitando que os pais deixem seus filhos brincar pelo local sem grandes preocupações. Embora não seja garantido de que nada vá acontecer, morar em um condomínio fechado é mais seguro de fato. Até porque, na maioria dos casos, eles contam com portaria, guarda, câmeras de vigilância e etc. Tudo isso colabora para que os moradores durmam no conforto de sua casa com mais tranquilidade durante à noite.
2 - Espaços mais amplos
Não é universal. Mas a tendência é que casas em condomínio tenham uma planta maior. Tanto as casas geminadas quanto as não geminadas. O terreno maior possibilita que os arquitetos desenvolvam melhor as suas ideias e privilegiem planos que não poderiam ser executados em um apartamento. Além disso, caso o condomínio permita, é possível fazer pequenas alterações na planta da residência, deixando-a de acordo o gosto do morador. Coisa que é difícil de se fazer em um apartamento.3 - Menos barulho
Contudo, apesar de se permitir fazer um pouco mais de barulho, é imprescindível seguir as regras do condomínio e, claro, ter bom senso. Este é um dos principais diferenciais para quem vive em um condomínio de casas. Sim, o barulho existe, mas bem menos se comparado com alguém vivendo no andar de cima, no andar de baixo e nos lados. Quem vive em um apartamento está acostumado com os ruídos vindo do andar superior, com algum objeto caindo no chão e, às vezes, é possível escutar até alguém caminhando. Sem contar que você mesmo tem que se supervisionar para não fazer barulho e se tornar aquele vizinho indesejável para quem vive no andar de baixo. Quem mora em casa, entretanto, mesmo que seja em um condomínio com casas geminadas, não precisa se preocupar com isso. Apenas com os ruídos que vem dos lados. Você poderá até abusar um pouco no volume de seu aparelho de som, curtir um filme com o som do home theater e até mesmo fazer uma festinha eventualmente.
4 - Privacidade
Tanto em apartamento quanto condomínio de casas existe essa proximidade com os vizinhos. No entanto, no primeiro caso o contato é muito maior: porta em frente de porta, janela ao lado de janela e vizinhos por todos os lados. Não é possível nem evitá-los nos corredores estreitos do prédio, caso você prefira manter a discrição. Quanto a quem está em dúvidas entre morar em uma casa dentro de um condomínio fechado ou em um bairro aberto, a questão de privacidade também tem diversos exemplos. Quem mora em um bairro aberto tem que lidar seguidamente com gente batendo na porta todos os dias vendendo produtos. Coisa que não acontece em um condomínio fechado, visto que os ambulantes não passam pela portaria do condomínio.5 - Pátio
Este serve de comparação apenas para quem está em dúvida entre um apartamento ou uma casa, embora não se aplique a todos os casos, visto que quem mora no último andar do prédio pode contar com uma cobertura com um grande espaço podendo ter até mesmo jardins. Salva exceções, a possibilidade de ter um pátio é uma das grandes vantagens para quem prefere morar em uma casa, independentemente de ela estar dentro de um condomínio ou não. Em ambos os casos o morador tem um espaço (pequeno ou não) em que ele pode fazer uma horta, ter um playground para as crianças, local para os animais, e até mesmo ter uma piscina.